domingo, 18 de agosto de 2013

ANÁLISE DO POEMA: AO SANCTÍSSIMO SACRAMENTO ESTANDO PARA COMUNGAR DE GREGÓRIO DE MATOS





Gregório de Matos

Ao Sanctissimo Sacramento Estando para Comungar

Tremendo chego, meu Deus,
Ante vossa divindade,
que a fé é muito animosa,
mas a culpa mui cobarde.
À vossa mesa divina
como poderei chegar-me,

se é triaga da virtude,
e veneno da maldade?
Como comerei de um pão,
que me dais, porque me salve?
um pão, que a todos dá vida,
e a mim temo, que me mate. 
Como não hei de ter medo
de um pão, que é tão formidável
vendo, que estais todo em tudo,
e estais todo em qualquer parte? 
Quanto a que o sangue vos beba,
isso não, e perdoai-me:
como quem tanto vos ama,
há de beber-vos o sangue? 
Beber o sangue do amigo
é sinal de inimizade;
pois como quereis, que o beba,
para confirmarmos pazes? 
Senhor, eu não vos entendo;
vossos preceitos são graves,
vossos juízos são fundos,
vossa idéia inescrutável.
Eu confuso neste caso
entre tais perplexidades
de salvar-me, ou de perder-me,

   só sei, que importa salvar-me. 
Oh se me déreis tal graça,
que tenho culpas a mares,
me virá salvar na tábua
de auxílios tão eficazes!
É pois já à mesa cheguei,
onde é força alimentar-me
deste manjar, de que os Anjos
fazem seus próprios manjares:
Os Anjos, meu Deus, vos louvem,
que os vossos arcanos sabem,
e os Santos todos da glória,
que, o que vos devem, vos paguem. 
Louve-vos minha rudeza,
por mais que sois inefável,
porque se os brutos vos louvam,
será a rudeza bastante.
Todos os brutos vos louvam,
troncos, penhas, montes, vales,
e pois vos louva o sensível,
louve-vos o vegetável,

Compreendendo melhor o poema:

Nesse clássico poema religioso de Gregório de matos, temos o maior medo do homem barroco expresso: o medo de morrer sem o perdão divino. Ele relata no poema sua ignorância e falta de compreensão sobre alguns atos divinos, porém no final ele perde o perdão alegando sua ignorância. Durante o poema podemos ver o conceptismo, pois o poeta faz perguntas para argumentar.



Perto de seu fim, Gregório de Matos expressou culpa e 

arrependimento no que concernia a sua relação com a 

Igreja. Através de suas obras "Buscando a Cristo" e "A 

Cristo N. S. Crucificado", onde procura demostrar "a 

insignificância do homem perante Deus", onde se 

percebe, de sua parte, a consciência nítida do pecado e 

busca do perdão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário